Pelos Mares da Vida
O espetáculo Pelos Mares da Vida surgiu de um projeto de pesquisa de Eleonora Gabriel para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Arte da UFF. Apresentou como tema as lendas, danças, histórias e crenças do homem na sua relação com o mar: Congado; Iemanjá, a orixá deusa do mar; Jongo; a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes; a dança de São Gonçalo, o santo marinheiro e violeiro em Sergipe que catequizava as mulheres da vida; as Cirandas de Tarituba, povo caiçara do sul fluminense; Boi de mamão de Santa Catarina; a lenda do povo Guarani e seu eterno caminho em busca do mar, Siriá, Carimbó e Lundu, Coco, Cirandas de Pernambuco e Samba, através da Sereia Guiomar de D. Ivone Lara.
Todas essas manifestações foram criações populares tendo o mar como inspiração. Lugar de muitas lendas e mistérios, que provem o homem de alimento, transporte e a conexão com a terra mãe-África. Em sua montagem original, apresentada na EEFD como parte da defesa de dissertação, o espetáculo contou com a participação de muitos de seus agentes inspiradores: os cirandeiros de Tarituba, as crianças e idosos da Comunidade da Maré, além da Companhia Folclórica.
O tema foi desenvolvido através da pergunta: O que você queria que o mar trouxesse?
A partir disso, os pedidos e desejos foram sendo atendidos e ilustrados através das diferentes formas do homem se inspirar no mar para suas criações artísticas, suas relações cotidianas e suas comunidades.
Quem me ensinou a nadar?